revelação

tempo de exigências. discordâncias. muitas. e graves.

fiquei de mal com raimundo fagner. é chão até que eu descubra como lidar com esses rompimentos de expectativas. com esse negócio meio torto de cancelamento.

sei que hoje aconteceu uma daquelas. 

tem o livro de josé teles sobre música. frevo. manguebeat. tem o capítulo sobre robertinho de recife. 

me pegou.

a trajetória do cara em nove páginas. uma viagem. cheia entradas e saídas.  
sei lá, foi chegando no final e eu querendo conversar sobre o que ele tinha feito.
sobre aquela guitarra meio desacreditada a princípio. a perda sem tamanho. a volta à música por causa de uma insistência no que sua guitarra, agora certeira, podia produzir de som. ao menos em uma faixa do LP. 

perguntei: painho, o senhor sabia que é robertinho na guitarra em revelação?

ele sabia. ele sempre sabe dessas coisas. 

fiquei pensando em como a gente pode gostar muito de algo e com o tempo isso ir se esvaziando de significado na pressa dessa absorção doida cotidiana. palavras meio desapegadas. sem nunca avançar na descoberta do que aquilo é por inteiro. mas persiste a ideia da sensação, quando é genuíno.

acho que se deve a existir alguém que se colocou naquilo de forma franca. 

frente à música, por exemplo. como a consideraram. 

engraçado que não precisa de muita explicação.

saber da história me fez ter uma noção maior do que é aquilo que esse solo causa na cabeça. na alma. emocionante saber que ele está ali inteiro quando a gente escuta, ainda que com o "coração todo despedaçado". 

por aqui continuo naquela de repetir a música várias vezes até perceber que meu estado de espírito tá adequado. acho que não quero perder de vista esses registros de pessoas inteiras. 

prestar mais atenção. 

sei muito mais que isso não. 



faixa: revelação
LP: eu canto - quem viver chorará
artista: fagner
ano: 1978



*esse livro é uma conversa!!! 
*e a confusão sobre separar gente de obra? ou sobre a gente "consumir" (ou não) coisas de autores problemáticos? eternamente perdida nessa discussão. 

Comentários